“Sentidos Urbanos” vai mostrar ao iguapense um novo modo de descobrir sua cultura

A Prefeitura Municipal, através de mais uma ação do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN trouxe para a Casa do Patrimônio em Iguape, a “Oficina Sentidos Urbanos” que propõe diferentes formas de se conhecer o patrimônio da cidade através de tato, olfato, visão e audição. Um grupo de estudantes da Escola Técnica de Turismo em Iguape, da Associação dos Artesãos de Iguape e da Associação Jovens da Juréia estão sendo capacitados para realizar roteiros inusitados voltados principalmente para a população local que muitas vezes desconhece seu próprio patrimônio.

Os guias turísticos que se propuseram a manter o projeto receberão uma bolsa da Prefeitura e estão sendo treinados por grandes mestres. As oficinas são ministradas pelo professor Juca Villaschi, da Universidade Federal de Ouro Preto e a historiadora Simone Monteiro, do Escritório Técnico do Instituto do IPHAN em Ouro Preto/ MG. “Esta terra tem tudo para crescer no Turismo Cultural. Além do acervo e da tradição cultural que preserva tem o mar, a natureza e um ar bucólico singular”, declarou Juca Villaschi.

A capacitação desses guias que acontece em dois módulos teve início no dia 08/11 com o intercâmbio de experiências aplicadas em Ouro Preto/MG. O projeto Sentidos Urbanos leva a comunidade a sentir literalmente o patrimônio durante visitas ao centro histórico. Parte do roteiro é realizada de pés descalços, parte de olhos vendados ou de ouvidos tapados. Também é usado espelho para ver novos ângulos.

Os roteiros sensoriais ampliam a percepção dos ambientes,
transformando espaços indiferenciados em lugares onde as pessoas se reconheçam, construindo valores necessários à preservação do patrimônio cultural. “Utilizaremos ferramentas desenvolvidas especialmente para o projeto como um pop card (tipo de cartão postal) com um furo como se fosse uma janela. Por ali o observador procura detalhes na paisagem e descobre destaques que não vê no dia-a-dia como, por exemplo, um entalhe ou até mesmo a data da construção”, destacou Simone Monteiro.

O grupo que está sendo treinado em Iguape tem também representantes das cidades de Cananéia e São Luiz do Paraitinga, no interior de São Paulo.

KAUE.F.M.SANTOS<
KAUE.F.M.SANTOS
KAUE.F.M.SANTOS<
KAUE.F.M.SANTOS
Fonte: Diário de Iguape
Anúncios
Categorias: Notícias | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: